A DOR E A ARTE
- dgpenteado22
- 12 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
A arte é muito mais eficaz em comunicar a experiência da dor do que palavras. A experiência da dor vai além da real presença da dor física e abrange a totalidade da nossa vida. Essa experiência pode ser negativa e positiva.

A experiência da dor negativa pode incluir múltiplas cirurgias, tratamentos dolorosos, uso de medicamentos diferentes que produzem efeitos colaterais desagradáveis, fracasso de relacionamentos, sentimentos de isolamento e aprisionamento, má autoimagem, depressão, insônia, frustração ao tentar procurar tratamento. Médicos de alta qualidade e batalhas com companhias de seguros e advogados. Como a dor crônica muitas vezes não pode ser vista, ao contrário de um braço quebrado, médicos, colegas, amigos e familiares não acreditam em pessoas que sentem dor. Essa falta de crença é especialmente difícil para as pessoas que vivem com dor.
Arte: Deborah Ann Yakima, Washington "Dor sem palavras" papel machê, argila, papelão, vidro, arame e tinta spray
"Sofro de neuropatia periférica e é impossível descrever que tenho pés tão pesados e mortos como se fossem pedras, e ao mesmo tempo tão sensível ao toque que causa uma dor aguda, então criei esse trabalho como uma maneira de mostrar às pessoas o que que se sente. Também me ajuda a tirar a dor do meu corpo, para que ela não consuma minha mente."
http://painexhibit.org/es/